Noticia 40

II Ciclo de Artes Performativas promove criatividade e bem-estar através da Arte

12
JUN
2026

No âmbito do projeto Happy Campus – I Feel Good Here, realizou-se o II Ciclo de Artes Performativas – Promover o bem-estar através do(s) Olhar(es) da Arte, uma iniciativa que deu continuidade à sua primeira edição e que reforçou a importância da Arte no desenvolvimento pessoal, social e académico dos estudantes.

Ao longo de três sessões, os participantes exploraram diferentes linguagens artísticas, com destaque para a Música e o Movimento/Dança, num ambiente marcado pela experimentação, criatividade e colaboração. A primeira sessão, “Um poema como pretexto para improvisar e compor”, decorreu a 27 de abril; a segunda, “Uma narrativa sob várias perspetivas”, teve lugar a 14 de maio; e a última, “Improvisar e criar a partir da pintura”, realizou-se a 2 de junho.

As atividades contaram com a participação dos estudantes da turma de primeiro ano do CTeSP em Apoio à Infância, que tiveram a oportunidade de vivenciar experiências de criação, improvisação e expressão artística, promovendo simultaneamente o bem-estar e o fortalecimento das relações interpessoais.

As sessões foram dinamizadas pelas Professoras Patrícia Pacheco e Maria José Artiaga, que desafiaram os estudantes a desenvolver competências criativas, expressivas e colaborativas através de abordagens interdisciplinares. O ciclo constituiu uma oportunidade de aprendizagem enriquecedora, evidenciando o papel da Arte como instrumento de desenvolvimento humano, aprendizagem e promoção do bem-estar em contexto educativo.

Esta iniciativa reforça o compromisso do ISEC Lisboa com a promoção da saúde mental, o fortalecimento dos laços comunitários e a valorização das pessoas no ambiente institucional.

Voltar