Noticia 3

Sessão do Clube de Leitura dedicada à Saúde Mental

25 JUL

No dia 25 de julho decorreu, no âmbito dos projetos Happy Campus e #ISECALER, uma sessão do Clube de Leitura dedicada à saúde mental.

Como convidados estiveram presentes: Célia Correia Loureiro, escritora e tradutora, o Professor Doutor Diogo Telles Correia, médico psiquiatra e psicoterapeuta e Pedro Almeida Maia, psicólogo, escritor e cronista.

Durante a sessão foram abordados temas como a depressão, a demência, a ansiedade, a questão dos diagnósticos e do impacto que têm na forma como os outros nos olham, destacando-se a importância de existirmos como pessoas, para além desse diagnóstico.

Nesse sentido, falar de saúde mental é também ser capaz de falar daquilo que nos custa: as oportunidades de partilha são importantíssimas, por isso mesmo. Ao partilharmos a nossa experiência ouvimos a nossa voz. E essa voz, que é a nossa, às vezes mostra-nos mais do que os outros foram capazes de nos mostrar.

Quanto à leitura, é sabido que transportamos para os livros muito do que vivemos e experimentamos no dia a dia e que isso nos permite conhecer o outro e dar a conhecer o outro. As histórias de ficção que chamam a atenção dos leitores para problemáticas relacionadas com a saúde mental mostram-nos como esta assume diferentes padrões e funcionam como alerta para quem sofre ou sente que é incompreendido. Muitos livros ajudam a curar, é certo, se bem que não funcionam quando não conseguimos rever-nos nas leituras.

Assim, os convidados mencionaram alguns títulos de obras que recomendam, para quem quer ler ficção narrativa dedicada à temática da saúde mental, como por exemplo “Misericórdia” de Lídia Jorge, “O Demónio da Depressão” de Andrew Solomon, “O Perigo de Estar no Meu Perfeito Juízo”, de Rosa Montero. E, como não podia deixar de ser, foram também referidos os livros da autoria dos convidados, como “Os Pássaros e Demência”, de Célia Correia Loureiro, “Eu Existo e A Vida num Degrau”, de Diogo Telles Correia e “A Força das Sentenças”, de Pedro Almeida Maia.

Voltar