Promoção e Prevenção

Promoção e Prevenção

A saúde mental dos estudantes do ensino superior é uma questão de grande importância, uma vez que o ambiente universitário pode ser um fator de stress significativo devido a pressões académicas, sociais e pessoais. É essencial implementar estratégias de prevenção que promovam o bem-estar dos estudantes.

A prevenção de problemas de saúde mental em estudantes do ensino superior é essencial para criar um ambiente académico saudável e inclusivo. Assim, a promoção de atividades de lazer e culturais no campus para estimular a socialização e o relaxamento, de workshops para ajudar a comunidade do campus a equilibrar as suas responsabilidades académicas e pessoais e a divulgação de conteúdos digitais para a promoção do diálogo aberto sobre o tema são algumas das iniciativas deste projeto.

Integração de Estudantes

HAPPY ARRIVAL (início 1º semestre)

HAPPY RETURN (início 2º semestre)

HAPPY HOLIDAYS (fim 2º semestre)

Capacitação de Estudantes e Divulgação de Serviços de Saúde Mental e Bem-Estar (SSMBE) do Campus do Lumiar

A promoção da saúde mental entre estudantes é essencial para garantir que eles desenvolvam resiliência e tenham acesso a recursos de apoio, capacitando-os a enfrentar os desafios académicos e pessoais de maneira equilibrada e saudável.

A divulgação de Serviços de Saúde Mental e Bem-Estar (SSMBE) do Campus do Lumiar através de materiais físicos e digitais (flyers, podcasts, vídeos….) e a criação de conteúdos digitais para os estudantes nas plataformas eletrónicas das IES sobre Literacia em Saúde Mental e Bem-Estar (autorregulação, autocuidado, higiene do sono, gestão das emoções - lidar com a adversidade/resiliência/prevenção de situações de stress e ansiedade, gestão do tempo, organização do trabalho, técnicas de estudo, etc) será uma constante.

Capacitação de docentes e não docentes

A formação/ação de curta duração (5 horas) direcionada a docentes e não docentes desempenha um papel crucial na detecção e sinalização precoce de casos que necessitem de intervenção em saúde mental. Ao capacitar docentes e não docentes com o conhecimento necessário para identificar sinais de alerta, as IES promovem um ambiente mais seguro e acolhedor para todos os alunos.

Essa formação ajuda a reconhecerem comportamentos e sinais que podem indicar problemas emocionais ou psicológicos nos alunos, encaminhando-os para intervenções de primeira linha ou para serviços especializados, conforme necessário.

CAMPUS Buddy

Com o objetivo de criar redes de apoio entre estudantes para compartilhar experiências e oferecer suporte emocional, desenvolver programas de mentoria onde estudantes mais experientes possam orientar os novos alunos, foi criada a APP e Micro site Campus Buddy.

O Programa ISEC Buddy / ISTEC Buddy visa proporcionar um apoio contínuo aos novos estudantes por meio de grupos de “Buddies” ou Embaixadores, compostos por três estudantes de cada curso nas duas IES. Esses grupos são responsáveis por desenvolver, ao longo do ano, diversas ações de mentoring e tutoring. As atividades incluem o acompanhamento e aconselhamento em diferentes situações que os novos estudantes enfrentam, além da organização de workshops e eventos de lazer, cultura e desportivos.

Com a implementação de dispositivos digitais, o programa pretende expandir seu alcance no campus, aumentando o número de mentores e tutores disponíveis. Além disso, os recursos digitais permitem uma melhor correspondência entre mentor e mentorado, garantindo um apoio mais personalizado e eficaz, promovendo uma integração mais significativa dos novos estudantes ao ambiente acadêmico.

Educação Inclusiva

O Plano de Ação para a Promoção de uma Educação Inclusiva (PAPEI) inicialmente concebido no ISEC Lisboa, foi criado com o objetivo de proporcionar respostas mais adequadas aos estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEEs). Este programa tem se expandido para incluir uma gama mais ampla de destinatários, abrangendo outros grupos minoritários de estudantes que também necessitam de acompanhamento especializado. Essa ampliação reflete o compromisso da instituição em promover a inclusão e o apoio personalizados, assegurando que todos os alunos tenham acesso a um ambiente educacional equitativo e adaptado às suas necessidades específicas.

Para consolidar o PPAPEI no campus e estendê-lo às duas IES, é essencial adotar uma abordagem colaborativa e estabelecer mecanismos de monitorização e avaliação contínuos e assim tornar o campus num modelo de inclusão, promovendo uma educação equitativa e de qualidade para todos os estudantes.

O PAPEI fortalece a capacidade das IES de criarem um espaço acolhedor e inclusivo para todos.

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